Ferrari 458 Speciale





















Miniatura Kyosho
Escala 1/64


                                        O Princípio do Prazer

Às vezes penso em parar de colecionar miniaturas. Isso porque não vejo muito sentido em ficar comprando e acumulando tantos objetos de desejo, com os quais pouco contato consigo ter, em razão da grande quantidade já adquirida ao longo dos anos.

É comum que eu goste de muitos modelos, de várias miniaturas, e que até consiga, com o passar do tempo, esquecer e não adquirir muitas delas, sem que me sobre na alma qualquer sentimento de perda ou angústia.

Mas minha relação com automóveis é um caso um pouco mais complicado que isso, diria Freud. 

Um caso de amor à primeira vista, uma paixão indescritível pelo desenho, pela harmonia das linhas... Pela história, pelos mitos, e toda emoção do automobilismo. E, é claro... pelo ronco dos motores (!) 

De forma que, em relação a algumas delas, desde o primeiro contato, me sinto como que envolvido por uma espécie de encantamento, e então não consigo mais me livrar de um desejo louco de me aproximar e tê-las para sempre por perto, ao alcance do olhar e das minhas mãos.

E foi justamente o que aconteceu com essa 458 Italia (ops!), Speciale, que vi pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em sua edição de 2014...







Gostaria de ter mantido o padrão estético deste blog, o qual dedico a miniaturas da escala 1/64, que procuro fotografar utilizando sempre um fundo preto, ou o mais escuro possível.

Mas com algumas miniaturas, e determinadas cores (vermelho e azul escuro), isso fica um pouco difícil, dadas as minhas limitações técnicas enquanto fotógrafo amador, bem assim pela qualidade do meu equipamento. 

Por isso, com esta 458 optei por utilizar um fundo claro, a fim de obter algum efeito a mais de tonalidade e volume. 

Achei que a versão em fundo preto não transmitira toda graça e beleza das formas desse incrível modelo Ferrari, e que foi aqui muito bem reproduzido pela Kyosho... 











Ferrari F150 (LaFerrari)





















Miniatura: Kyosho
Escala: 1/64






Ferrari 599 GTO
























Miniatura: Kyosho
Escala: 1/64

O mercado vem se tornando, ano após ano, cada vez mais agressivo. 

A cada dia, uma nova marca, um novo produto. 

De modo que o consumo tem se tornado um vício, um hábito alienante. Um fim em si mesmo. O que tende a desconectar as pessoas de sua realidade imediata, e do próprio objeto ou bem consumido, fazendo-as interagir apenas num plano imaginário e virtual, muito solitário às vezes. 

Um mundo de fantasia, egocêntrico, capitalista, deprimente e desumano.

Objetos maravilhosos e inúteis (!)

Acumular tornou-se a palavra de ordem (!)
Obter pontos! Recordes! Troféus!

Ser único, num grupo massificado.

Onde tudo é transformado em mercadoria. 
Inclusive nossos sonhos.

Não brincamos mais! 
Não conhecemos, de fato, nossos amigos.
Estamos todos juntos, porém isolados.
Cada qual em sua cápsula de dados, informações e imagens (!)

Apenas compramos e guardamos...

Uma atitude repetitiva e massificada 
que mascara nossa individualidade 
e essência sensível. 





  

Lamborghini Urraco (1972)










































Miniatura: Kyosho
Escala: 1/64



Esta foi minha primeira miniatura dessa marca.


E este foi um dos modelos que, em meados dos anos 70, assim como os Bertone, Italdesign e Alfa Romeo Carabo, me fascinaram tanto, a ponto de fazer com que eu passasse a rascunhar, quase que diariamente, aqueles "Habb's Car", o mesmo acontecendo com um outro colega de classe do ginásio, alguns anos mais velho que eu, e que desenhava dez vezes melhor.

Além desse 1/64, tenho ainda outra miniatura desse Urraco, na escala 1/43, que tanto me faz sonhar (e continuar rabiscando).