Minis no Blister



























Algumas miniaturas eu não chego a tirá-las do blister. Por considerá-las especiais, seja pelo valor comercial, ou mesmo para conservá-las intactas. Pois já tenho tantas miniaturas, e, algumas, precisaria de um motivo a mais para romper o blister apenas para manuseá-las 

Estas são algumas.

Assim, acabo por ter que desenvolver alguma técnica de fotografá-las, o que acaba por ser também uma forma de interagir com elas, como se estivessem em minhas mãos.


Cadillac





















Miniaturas Jada Toys
Escala 1/64
Cadillac 1959





























Dodge Coe (1957)



























Miniatura M2 Machines.
Escala 1/64.


Tenho apenas algumas miniaturas de caminhões. 
Quatro ou cinco para ser um pouco mais exato. 
Não preciso de muitas.

Esta é uma delas.

Bel Air (1957)

































Miniaturas Jada Toys e M2 Machines, na escala 1/64.



Tenho todo um setor dedicado aos modelos dos anos 50 na minha coleção de miniaturas - em especial os Chevy, e, mais particularmente, os Bel Air '57.

Não sei o que tanto me atrai neste modelo. Seria por conta de seu desenho sensual? Seu elegante e discreto rabo de peixe? ...Sinceramente não sei.

Só sei que tenho vários deles em minha coleção.

Até já fui capaz de cometer algumas loucuras, só para conseguir determinado exemplar sem defeito de fabricação.

Sim, porque muitos desses carrinhos, os vendedores que me desculpem, mas essa crítica não tem nada a ver com eles, e sim com os fabricantes... 

...Muitas dessas miniaturas vêm de fábrica com defeitos gritantes de montagem e acabamento. Faróis e para-choques que se soltam ou não se encaixam, pinturas e grafismos irregular e mal colocados...

...Detalhes pequenos ao olho nu de um colecionador desatento, mas que saltam indisfarçavelmente ao zoom de uma câmera fotográfica, ou mesmo ao olhar de um colecionador mais experiente e calmo. O que quase nunca é o meu caso.







Porsche 911


























Miniatura Kyosho
Escala 1/64




Normalmente, tenho muito prazer e um certo trabalho em fotografar essas miniaturas em preto fôsco, já que sou um apaixonado por carros, mas não um fotógrafo profissional.

Assim como o passatempo de colecionar miniaturas, fotografar é para mim também uma forma de entretenimento e desenvolvimento de alguma faculdade desconhecida do meu ser, de forma que muito me exercito, emocionalmente e intelectualmente, nessas duas atividades.

Quando coleciono e fotografo, penso. Quando penso, não sei por que fotografo e coleciono.

Em algumas fotos, busco reproduzir, além do objeto a ser fotografado, é claro, a minha forma de olhar, o ângulo e o momento exato em que a imagem estática da miniatura interage com meu ser. 

Há algum tempo me interesso e faço algumas incursões e estudos no campo da Psicologia e da Filosofia, de forma que toda essa realidade me intriga sobremaneira.


Assim, depois de alguns anos colecionando miniaturas e refletindo sobre isso, concluí que não existe a figura padrão, ou o conceito absoluto do "colecionador". 

O colecionador é sempre um indivíduo único, que pratica a ação de colecionar movido pelos interesses e razões internas e únicas, inerentes ao seu ser. Adaptando-as, mesclando-as, ou disfarçando, no oceano do que o sistema ou establishment costuma rotular e classificar, de forma fria, mecânica e vazia como um hobby, cujos parâmetros possam estar contidos num fictício manual intitulado:

"O colecionador de Miniaturas"


Por esses e outros motivos, até já pensei em trocar o nome deste blog para 

"A Maldição das Miniaturas"

   
Cadillac Brougham (1985)






























Miniatura Jada Toys
Escala 1/64
Chevelle SS (1970)























Miniatura M2 Machines
Escala 1/64